top of page
Cabeçalho Neograf Tampografia

Saiba mais sobre nossa linha de Tampografia

A impressão, marcação ou gravação utilizando a tampografia envolve a transferência de tinta de um clichê gravado em relevo para um objeto desejado por meio de um tampão de silicone.


Para realizar uma impressão no Sistema de Tinteiro Aberto, o clichê é revestido de tinta pelo sistema de entintamento, após o qual a tinta é removida, deixando-a apenas nas áreas gravadas em relevo no clichê. O tampão pressiona as áreas gravadas, coletando parte da tinta ali depositada e, em seguida, é pressionado contra a peça a ser impressa, transferindo a tinta previamente recolhida.


Já no Sistema de Tinteiro Fechado, as lâminas de cobertura e raspagem são substituídas por um recipiente em forma de copo cheio de tinta. Este copo é invertido sobre o clichê, com a raspagem sendo realizada pela borda resistente e durável do copo durante seu movimento horizontal sobre o clichê. A partir deste ponto, o ciclo de colheita de tinta e impressão segue o mesmo processo que o tinteiro aberto.


A tampografia é altamente versátil e pode ser aplicada em uma variedade de superfícies, sejam elas cilíndricas, curvas, planas, regulares ou irregulares. As aplicações típicas incluem a impressão em brinquedos, relógios, dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos, vidrarias, brindes e outros produtos.


Quais as vantagens na tampografia?

  1. A impressão tampográfica apresenta altíssima qualidade, mesmo em formas e desenhos complexos;

  2. A tampografia permite imprimir em superfícies irregulares, côncavas, convexas e em degraus;

  3. Automação de processos: impressão contínua, sem necessidade de paradas para acerto na qualidade, possibilitando elevada produção;

  4. Índice mínimo de rejeição de peças, ocasionando economia de material e ganho de produção;

  5. Número extremamente elevado de impressões com o mesmo clichê, e possibilidade de impressão em até 4 cores na mesma máquina.


Máquina de impressão em tampografia



Onde aplicar a impressão tampográfica?


A técnica da tampografia é aplicável a uma ampla variedade de materiais, incluindo termoplásticos, termofixos, metais, vidro, madeira, couro e muitos outros. Além disso, pode ser utilizada em diversos setores industriais, como eletrônica, eletroeletrônica, brinquedos, itens promocionais, embalagens, produtos domésticos, componentes técnicos (como escalas métricas, termômetros e instrumentos de medição), indústria automobilística, ótica, calçados, acessórios decorativos, relógios e diversas outras aplicações.


Aplicações tampografia

WhatsApp Neograf Tampografia
bottom of page